10 Plantas Comestíveis Que Você Pode Cultivar Em Casa

Neste guia, você vai conhecer 10 plantas comestíveis que você pode cultivar em casa, em vasos ou em hortas. Você vai aprender quais são as características, os benefícios e os cuidados de cada uma dessas plantas, e como usá-las na culinária.

10 Plantas Comestíveis para Ter em Casa

Você sabia que algumas plantas que você tem em casa podem ser comestíveis? É isso mesmo, além de embelezar e alegrar o seu espaço, elas também podem ser usadas na alimentação, como temperos, saladas, chás, sucos, doces e até remédios. Essas plantas são chamadas de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), e muitas delas apresentam propriedades nutricionais e medicinais, de acordo com a jornalista e jardinista Marilua Feitoza.

Cultivar plantas comestíveis em casa é uma forma de trazer mais natureza, saúde e sabor para o seu lar. Com as plantas certas, você pode ter uma horta caseira, orgânica e sustentável. Neste guia, nós vamos apresentar 10 dessas plantas, que são fáceis de encontrar, de cultivar e de manter. Você vai descobrir quais são as suas características, os seus benefícios e os seus cuidados, e como usá-las na culinária.

Ter plantas em casa é uma forma de trazer mais bem-estar e harmonia para o seu ambiente. Com as plantas comestíveis, você pode ter uma alimentação saudável e mais variada, nutritiva e deliciosa. Então vamos começar o nosso Guia com as plantas comestíveis que você pode cultivar em casa?

1. Manjericão (Ocimum basilicum)

O manjericão é uma planta aromática que tem folhas verdes e ovais, e flores brancas ou roxas. Ele é muito usado na culinária italiana, principalmente no molho pesto, mas também pode ser usado em saladas, sopas, carnes, massas e pizzas. Ele é capaz de dar um sabor fresco e perfumado aos pratos, além de ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

O manjericão gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo úmido, mas bem drenado. Você deve regá-lo sempre que o solo estiver seco, e podá-lo periodicamente para estimular o seu crescimento e evitar a floração. Você também deve adubá-lo a cada dois meses, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ele floresce no verão, mas as suas flores devem ser retiradas, pois elas reduzem o sabor das folhas.

O manjericão é uma planta que traz alegria, energia e vitalidade para o ambiente. Ele é ideal para colocar na cozinha, na sala de jantar ou na varanda, onde você quer ter um clima mais animado e acolhedor.

2. Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim é uma planta arbustiva que tem folhas finas e pontiagudas, e flores azuis ou roxas. Ele é muito usado na culinária mediterrânea, principalmente em carnes, aves, peixes, batatas e pães. Ele é capaz de dar um sabor forte e aromático aos pratos, além de ter propriedades estimulantes, digestivas e antioxidantes.

O alecrim gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo seco, mas bem drenado. Você deve regá-lo apenas quando o solo estiver completamente seco, e evitar molhar as folhas. Você também deve adubá-lo uma vez por ano, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ele floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

O alecrim é uma planta que traz proteção, força e prosperidade para o ambiente. Ele é ideal para colocar no quarto, no escritório ou na entrada da casa, onde você quer ter um clima mais seguro e próspero.

3. Salsa (Petroselinum crispum)

A salsa é uma planta herbácea que tem folhas verdes e crespas, e flores amarelas. Ela é muito usada na culinária brasileira, principalmente em saladas, molhos, sopas, omeletes e carnes. Ela é capaz de dar um sabor fresco e suave aos pratos, além de ter propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e vitamínicas.

A salsa gosta de luz indireta ou de meia-sombra, e de solo úmido, mas bem drenado. Você deve regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Você também deve adubá-la a cada dois meses, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce no verão, mas as suas flores devem ser retiradas, pois elas reduzem o sabor das folhas.

A salsa é uma planta que traz saúde, beleza e cura para o ambiente. Ela é ideal para colocar na cozinha, no banheiro ou no quarto, onde você quer ter um clima mais saudável e cuidadoso.

4. Cebolinha (Allium fistulosum)

A cebolinha é uma planta bulbosa que tem folhas verdes e cilíndricas, e flores brancas ou roxas. Ela é muito usada na culinária brasileira, principalmente em saladas, molhos, sopas, tortas e carnes. Ela é capaz de dar um sabor levemente picante e aromático aos pratos, além de ter propriedades antibacterianas, antifúngicas e expectorantes.

A cebolinha gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo úmido, mas bem drenado. Você deve regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Você também deve adubá-la a cada dois meses, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

A cebolinha é uma planta que traz flexibilidade, adaptabilidade e crescimento para o ambiente. Ela é ideal para colocar na sala de estar, no escritório ou na varanda, onde você quer ter um clima mais dinâmico e versátil.

5. Sálvia (Salvia officinalis)

A sálvia é uma planta arbustiva que tem folhas verdes e aveludadas, e flores azuis ou roxas. Ela é muito usada na culinária italiana, principalmente em massas, risotos, queijos e carnes. Ela é capaz de dar um sabor forte e amargo aos pratos, além de ter propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e calmantes.

A sálvia gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo seco, mas bem drenado. Você deve regá-la apenas quando o solo estiver completamente seco, e evitar molhar as folhas. Você também deve adubá-la uma vez por ano, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

A sálvia é uma planta que traz elegância, sofisticação e renovação para o ambiente. Ela é ideal para colocar na sala de estar, no banheiro ou no hall de entrada, onde você quer ter um clima mais refinado e fresco.

6. Tomilho (Thymus vulgaris)

O tomilho é uma planta aromática que tem folhas pequenas e verdes, e flores roxas ou brancas. Ele é muito usado na culinária francesa, principalmente em carnes, aves, peixes, sopas e queijos. Ele é capaz de dar um sabor forte e picante aos pratos, além de ter propriedades antissépticas, expectorantes e digestivas.

O tomilho gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo seco, mas bem drenado. Você deve regá-lo apenas quando o solo estiver completamente seco, e evitar molhar as folhas. Você também deve adubá-lo uma vez por ano, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ele floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

O tomilho é uma planta que traz proteção, força e prosperidade para o ambiente. Ele é ideal para colocar no quarto, no escritório ou na entrada da casa, onde você quer ter um clima mais seguro e próspero.

7. Hortelã (Mentha spp.)

A hortelã é uma planta herbácea que tem folhas verdes e dentadas, e flores roxas ou brancas. Ela é muito usada na culinária árabe, principalmente em chás, sucos, saladas e molhos. Ela é capaz de dar um sabor fresco e mentolado aos pratos, além de ter propriedades refrescantes, digestivas e calmantes.

A hortelã gosta de luz indireta ou de meia-sombra, e de solo úmido, mas bem drenado. Você deve regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Você também deve adubá-la a cada dois meses, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce no verão, mas as suas flores devem ser retiradas, pois elas reduzem o sabor das folhas.

A hortelã é uma planta que traz saúde, beleza e cura para o ambiente. Ela é ideal para colocar na cozinha, no banheiro ou no quarto, onde você quer ter um clima mais saudável e cuidadoso.

8. Orégano (Origanum vulgare)

O orégano é uma planta aromática que tem folhas verdes e ovais, e flores roxas ou brancas. Ele é muito usado na culinária italiana, principalmente em pizzas, massas, molhos e queijos. Ele é capaz de dar um sabor forte e aromático aos pratos, além de ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

O orégano gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo seco, mas bem drenado. Você deve regá-lo apenas quando o solo estiver completamente seco, e evitar molhar as folhas. Você também deve adubá-lo uma vez por ano, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ele floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

O orégano é uma planta que traz alegria, energia e vitalidade para o ambiente. Ele é ideal para colocar na cozinha, na sala de jantar ou na varanda, onde você quer ter um clima mais animado e acolhedor.

9. Capuchinha (Tropaeolum majus)

A capuchinha é uma planta trepadeira que tem folhas verdes e redondas, e flores vermelhas, laranjas ou amarelas. Ela é muito usada na culinária francesa, principalmente em saladas, vinagres e mostardas. Ela é capaz de dar um sabor picante e adocicado aos pratos, além de ter propriedades diuréticas, expectorantes e antibióticas.

A capuchinha gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo úmido, mas bem drenado. Você deve regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Você também deve adubá-la a cada dois meses, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce na primavera e no verão, e todas as suas partes são comestíveis e decorativas.

A capuchinha é uma planta que traz leveza, delicadeza e tranquilidade para o ambiente. Ela é ideal para colocar na sala de estar, no quarto ou na varanda, onde você quer ter um clima mais relaxante e natural.

10. Lavanda (Lavandula angustifolia)

A lavanda é uma planta arbustiva que tem folhas verdes e cinzentas, e flores roxas ou lilases. Ela é muito usada na culinária francesa, principalmente em doces, geleias, sorvetes e chás. Ela é capaz de dar um sabor floral e suave aos pratos, além de ter propriedades calmantes, relaxantes e antidepressivas.

A lavanda gosta de sol pleno ou de luz indireta forte, e de solo seco, mas bem drenado. Você deve regá-la apenas quando o solo estiver completamente seco, e evitar molhar as folhas e as flores. Você também deve adubá-la uma vez por ano, com um adubo orgânico, para nutrir a sua raiz. Ela floresce na primavera e no verão, mas as suas flores podem ser mantidas, pois elas são comestíveis e decorativas.

A lavanda é uma planta que traz elegância, sofisticação e renovação para o ambiente. Ela é ideal para colocar na sala de estar, no banheiro ou no hall de entrada, onde você quer ter um clima mais refinado e fresco.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é lavanda.webp

Neste guia, você conheceu 10 plantas comestíveis que você pode cultivar em casa, em vasos ou em hortas. Você aprendeu quais são as características, os benefícios e os cuidados de cada uma dessas plantas, e como usá-las na culinária.

Ter plantas em casa é uma forma de trazer mais natureza, bem-estar e harmonia para o seu lar. Com as plantas comestíveis, você pode ter uma alimentação mais variada, nutritiva e deliciosa. Esperamos que você tenha gostado deste guia, e que ele tenha te inspirado a ter mais plantas na sua casa. Até a próxima!

Afonso Menezes
Afonso Menezes
Artigos: 6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress